top of page

Tendências de Vitrines de Natal (incríveis) para 2023.

Atualizado: 23 de set. de 2023

A Primavera nem entrou e vamos falar de vitrines de Natal.

Parece um pouco fora de contexto, não?

Na verdade não….Nós já estamos é bem atrasadas…



Sim, diálogos sobre os projetos de vitrines de Natal devem começar em Julho...


Para a maioria das pessoas isso soa um pouco descabido, mas para ações de varejo, principalmente em grandes redes, o ideal é que se comece a desenvolver vitrines de Natal em Julho. Se o seu negócio é menor, no quesito espaço físico, isso pode ser pensado um pouquinho mais para frente de Julho. Ou seja, agora! Setembro. Logo mais explico a dinâmica desse desenrolar natalino para garantir uma vitrine incrível de Natal!


MAS ANTES DEVEMOS DECIDIR POR ONDE COMEÇAR.


Contudo, como bem sabemos, a Moda (alta-costura, marcas de luxo, digo haute couture) e as artes também, influenciam grandemente outras marcas e o mercado de decoração. E elas, por sua vez, também são influenciadas. A grande maioria das referências usadas pelas grandes marcas costumam vir do contexto da realidade no qual estamos imergidos. Crise econômica, crise pós-pandêmica, aquecimento global, anseio por estar mais perto da família e amigos, maior atenção voltada ao cuidado da saúde e beleza são alguns dos grandes universos de comportamentos que irão se traduzir em estilos de: cores, roupas, tecidos, os mais diversos produtos e a forma como os apresentamos ao público: comunicação gráfica, campanhas, visual merchandising e vitrines!


A maneira como o varejo se apresenta também deriva de todo esse movimento que vem como uma onda: desde a pesquisa das tendências para a criação dos produtos até a ponta do processo que é a apresentação desses produtos. E nessa época de final de ano, é inconcebível que um negócio não faça a sua decoração e vitrine de Natal, seja ela na estética que for…


Hoje em dia existem inúmeros caminhos para definir um projeto. Você pode partir para o clássico ou seguir as tendências de vitrines de Natal para 2023. Então vamos analisar:

 

WHAT'S NEW?

O que teremos em 2023?


Para escrever este texto e trazer para vocês imagens lindas e inspiradoras, busquei informações na WGSN, mas mergulhei na Trend Bible, uma agência de tendências também, e fiquei bem animada com o que vi. É novo, fresh, diferente e revigorante. Tudo o que a gente precisa. Deixei os temas separados e espero que eles ajudem a alegrar as ideias de projeto. Porque a vibe é essa!

 

O TOM DE VOZ ou CONCEITO


Diz respeito à atmosfera, à sensação e ao sentimento por traz de um projeto ou de uma marca, seja uma campanha ou uma vitrine de Natal. E qual seria esse tom de voz ou conceito para as Tendências de Vitrines de Natal? A mesma que permeia a decoração, o gráfico e a moda: “Dopamina”, que segue forte desde 2021 para os dias atuais pós-pandêmicos e segundo a agência Trend Bible, “All is Bright”. Ambos com discurso alegre, vibrante, de cores super vivas, blocadas e que se casam com tons mais calmos. As estampas e texturas são simples, mínimas e alegres, mas trazem acabamento perfeito, eu classifico como um “chique descompromissado”, bem blasé… O conceito passa a ideia de liberdade e alegria: o carpe diem. Conforto.

Tem brilho? Sim, tem brilho e glamour: metalizados e franjas trazem o toque de luxo descompromissado.

Veja esse mood board da Trend Bible:


referências para inspiração de vitrine de Natal
Inspiração para vitrines de Natal mood board Trend Bible

 

CORES


A grande maioria dos canais de tendências apontam para uma mesma direção: estamos aumentando de modo expressivo o uso de cores no Design de Interiores e isso com certeza respinga para o ambiente comercial e vitrines. Sem dúvidas as cores trazem um impacto significativo no nosso bem-estar e modo de vida. Queremos mais alegria, mais energia e o ano de 2023 vem trazendo uma paleta mais colorida: vermelho vivo, laranja, rosa e pink (como não falar do Barbie core?!), amarelos, turquesas somados a cores pastéis: pêssego, verdes, terrosos rebaixados e lilás. Cores dramáticas que trazem vida e que são equilibradas pelos pastéis mais neutros.

Seria interessante investir em vitrines de Natal com cores sólidas inusitadas para esse tema e fugir um pouco do tradicional verde e vermelho.



 

FORMATOS, GRÁFICO E TEXTURAS


A decoração e as vitrines, até mesmo as vitrines de Natal poderão ou deverão (se você quiser seguir essa trend...) apresentar objetos minimalistas e tipografia simples. Velas coloridas, em cores pastel mas multicolores; objetos minimals e com formas fluidas. Serão usados muitos objetos em formatos orgânicos representados por nós e ondas, movimentos livres que traduzem essa estética divertida e fluida; sempre harmonizando cores fortes e brilhantes com cores delicadas. Ainda bebemos da fonte do estilo nórdico e sua filosofia: mais importância para as pessoas e menos para as coisas....A intenção é que os produtos usados para a decoração das festas sejam usados também fora delas: durante o ano todo. Percebemos então, uma temática neutra, que se dirige para algo mais sustentável.

E aí fica a super dica: se a sua loja é de objetos decorativos, sua vitrine de Natal está praticamente pronta!!! Use e abuse dos seus produtos de vendas para compor o seu cenário. E acrescente enfeites de materiais sustentáveis, de preferência feitos à mão (à moda Martha Stewart <3).

Essa é a ideia ;-)


Mas segundo a Christmas World Trend para 2023+ os produtos e as tendências para vitrines de Natal também atenderão ao conceito Unknown Beauty, algo como Beleza Desconhecida, que tem estética estranha e graciosa. Segundo Annetta Palmisano, Trend Expert: “Decorações inesperadas e formas estranhas estão em primeiro plano. Estampas localizadas, reflexos e brincadeiras de luz e sombra criarão efeitos visuais memoráveis.” Quase uma discoteca…

Esse é uma amostra do escapismo que traz uma estética ligada ao Surreal já relatada pela WGSN.



 

SUSTENTABILIDADE


E ainda, não podemos deixar de falar dela!

É uma das maiores tendências do mercado e a mais previsível, mas temos que tomar cuidado com as ações de Greenwashing….O que muitas empresas dizem fazer sobre sustentabilidade e não fazem, ou fazem uma ação que em nada atende à sustentabilidade.

Um dos maiores fornecedores de material para decoração, visual merchandising e vitrines de Natal no Reino Unido, a DZD, na voz de sua Head of Sales, Heidi Whitelock sobre um produto deles que é uma árvore incrível de papelão: “É uma grande alternativa à passiva importação de árvores de plástico. É linda, com armazenamento fácil pois fica com tamanho mínimo quando dobrada e pode ser utilizada várias vezes.”

Ela diz que a maioria dos clientes deles, quando buscam por produtos de visual merchandising e vitrines, estão atrás de produtos mais sustentáveis e de reuso. Segundo Heidi, houve um aumento na procura por bolinhas de Natal feitas em PET e decorativos em madeira.

árvore de Natal sustentável inspiração para vitrine de Natal
árvore de Natal sustentável em papelão

As marcas não querem somente fazer o certo, mas querem serem vistas fazendo o certo. E não há lugar mais visível para isso do que uma vitrine, correto? A mensagem que a decoração de uma loja passa, assim como sua vitrine, em especial a vitrine de Natal, agrega valor na percepção para o consumidor e é isso que as marcas buscam.



 

Mas afinal…por que começar a pensar tão cedo nas vitrines de Natal?


Eu tenho experiência com trabalho em redes desde 120 lojas até em torno de 05 lojas. E também com negócios que possuem 01 ponto de venda somente…

fato é o seguinte: quanto antes, melhor! E quanto maior for sua rede, mais cedo você deve começar.

Sempre, para qualquer campanha.

Sabemos que as campanhas são atreladas ao desenvolvimento ou compra das coleções de produtos, e que isso pode comprometer um pouco o calendário pois as campanhas e as vitrines dependem da estética da coleção a ser lançada.

Porém, dependendo do volume de trabalho a ser feito, sim, Julho é a época ideal para começar a discussão sobre as vitrines de Natal. Como eu mencionei antes, se o negócio for menor, pode ser um pouquinho mais para frente, a depender do quão manual será a confecção da decoração. Isso porque existem vários processos atrelados: manufatura de material, logística e instalação, e esta tem acontecido cada vez mais cedo.

O que ocorre também, é que os elementos de decoração para vitrines de Natal começam a se esgotar no varejo em Outubro. Se esgotou no varejo em Outubro, nas importadoras isso já aconteceu bem antes…

Por isso, para garantir preço e estoque daquilo que deseja fazer na decoração da sua loja e como vitrine de Natal, garanta o seu projeto o quanto antes.

Sucesso, boas vendas e encante seus clientes!

Conte conosco para isso! Entre em contato!



E para inspirar ainda mais, acesse:


 
Mapa de fotos:
Foto 1: foto retirada do livro Vintage Home, de Sarah Moore
Foto 2: foto da vitrine da marca Conran em Paris, de 2013
Foto do mood board Trend Bible: https://cdn.asp.events/CLIENT_Ascentia_4E961A52_5056_B739_54289B84DF34E888/sites/Spring-Fair-2022/media/__download/Download-TrendBible-Festive-2023-Trends-Final.pdf
Fotos da sessão Sustentabilidade: árvore de papelão, enfeites de madeira e bolas de papel: site da marca britânica DZD
Demais fotos: retiradas do Pinterest

 




Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page