top of page

Vitrines incríveis da Bergdorf Goodman

Atualizado: 24 de ago.

Elas são quase teatrais. Quase não, são! Elas são vitrines incríveis, cápsulas de fantasia ricamente elaboradas.


Parece que estamos olhando por uma janela um outro mundo, um mundo encantado onde tudo é possível.

Essas vitrines incríveis têm um nível de detalhamento absurdo! Muito, muito detalhe.

 

GARIMPANDO VITRINES


Estive em NY em 2018, e já estava ficando surpresa pois andava por lá e não percebia nenhuma vitrine incrível e fantasiosa. Eu queria algo que me impactasse. Tudo muito funcional, lindo, mas eu sentia falta de me surpreender. Eu estava andando de noite, distraída, pelas ruas perto da 7th Avenue próximo ao Central Park, descendo em direção ao Carnigie Hall indo para Times Square. Resolvi entrar na 5th Avenue. E fui descendo…

De repente, juro, quase tive um troço!

Me deparei com a vitrine da Bergdorf Goodman, uma loja de departamentos de luxo.

(As vitrines de Natal são especialmente fantásticas, mas devo dizer que todas as campanhas são vitrines incríveis, durante todo o ano).

Nada mais do que uma lagosta gigante em uma vitrine incrível monocromática estava na minha frente. Muito bem iluminada!!

A temática desta vez, em 2018 era uma homenagem ao carnaval de New Orleans.


vitrine incrível de uma cor para loja de marca de modas de luxo
Vitrine fantástica de lagosta :)

E O QUE DIZER SOBRE ELAS? QUAL O PROPÓSITO?


Corri registrar e escrever sobre essa minha impressão. Depois, então, tive que pesquisar o porquê da lagosta na vitrine…Qual a razão? Por que os trombones e paetês, varandas, e o misticismo em símbolos como cartas e roda da fortuna?

Bergdorf Goodman, magazine de super luxo na 5th Avenue surpreende mais uma vez com vitrines incríveis, mas isto não é surpresa...Suas vitrines estão estonteantes e o tema abordado é a cultura de New Orleans.

A identidade desta cidade diz respeito à centenas de anos da cultura americana. É uma mistura efervescente da cultura Africana, Francesa e do interior dos EUA; o local da Bourbon Street; local onde nasceu o poker, Louis Armstrong, Reese Witherspoon e Truman Capote; e acima de tudo oferece eventos da atual cultura moderna.

Boa música, bons vinhos e seu famoso Carnaval. Tudo isto aqui representado através dos elementos que compõem as vitrines, com texturas e cores maravilhosas. Não tem quem não pare para fotografar: turistas e moradores locais. Praticamente, um evento! Como o New Orleans Carnival!!”

Amou?

Eu amei! Que experiência ver tudo isso ao vivo!

 

COMO FUNCIONA A VITRINE CENOGRÁFICA

UMA BREVE EXPLICAÇÃO


A loja aproveita para trazer para a vitrine o momento da fantasia, liberdade e sonho, sempre com a cenografia atrelada a um propósito: seja ela data comemorativa, lançamento, homenagem, etc.... As vitrines da Bergdorf Goodman não têm nada a ver com apresentar produtos ou vender uma nova coleção, já que, as peças expostas nos manequins não estão vinculadas ao que está sendo comercializado. Isso porque essas vitrines incríveis são elaboradas com muita antecedência, o que escapa ao “timing” dos lançamentos de coleções das grandes marcas. As vitrines de Natal levam até 10 meses da concepção à montagem, e um grupo de 100 pessoas trabalham nisso. (Em breve escreverei sobre as vitrines de Natal da loja). Provavelmente as vitrines de outras datas tenham os mesmos prazos para desenvolvimento. Além do que, os looks dos manequins devem harmonizar com todas a cenografia, e tentar seguir coleções vigentes pode ser tarefa impossível.

O propósito destas vitrines incríveis é comemorar, passar uma mensagem, homenagear, virar ponto turístico e evento no roteiro da cidade. Vamos combinar que a Bergdorf Goodman não precisa precificar produtos e fazer campanha deles nas vitrines, certo?! Rs...


O investimento é altíssimo para desenvolver essas vitrines incríveis, que são praticamente pontos turísticos em Nova York. A loja de departamentos Bergdorf Goodman existe neste endereço ( 5th Ave. 58 St) deste 1928 e ocupa um prédio enorme e luxuoso que foi uma antiga mansão de um mercante naval e construtor de ferrovias, Cornelius Vanderbilt.


Aproveito para colocar aqui mais fotos de outras vitrines da Bergdorf Goodman, torcendo pelo dia em que eu consiga voltar lá e trazer novidade ao vivo para vocês.

(As fotos abaixo, campanha em comemoração do Dia do Swarovski são do site Architectural Digest, do fotógrafo Rick Zehavi. As fotos das vitrines com temática de New Orleans são minhas e as primeiras fotos da matéria são do site BWD.com)

 

Se você quiser saber mais sobre essa loja de departamentos de luxo com vitrines incríveis e surreais, clique aqui. Vale a pena! ;-)

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page