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Design gráfico e imagem

Atualizado: 21 de set. de 2021

O design gráfico e os logotipos: uma imagem diz tudo!

 

Hoje vamos de identidade visual, uma parte importantíssima do trabalho de Branding de uma marca e de um profissional.

Uma marca não é um nome, não é um produto e não é um logo. O logotipo é uma representação gráfica que simboliza, ou, "está no lugar de". O logotipo é um dos elementos de expressão da marca.

Segundo Milton Glaser, "A logo is the point of entry to the Brand."

E ainda, segundo o Manual de Identidade da Georgetown University: "Símbolos envolvem a inteligência, imaginação e a emoção de uma forma como nenhum outro tipo de informação consegue fazer."

O logotipo é a forma de representar graficamente de modo sucinto a promessa daquilo que a marca irá entregar para seus stakeholders. É uma conexão racional e ao mesmo tempo emocional.

 

O AMBIENTE DA MARCA


Desenvolvi o logotipo abaixo para um profissional, o Prof. Dr. Ricardo Pastore.

Na verdade, é uma revisão de logotipo, um re-design.

O primeiro logotipo que desenvolvemos, em 2016 tinha os elementos de textos similares e a representação de sua área de atuação, o varejo, demonstrada através das cores e do desenho de um código de barras. A assinatura da marca também era diferente, se referia ao seu nome e à área de atuação: o varejo, principalmente o físico. Nesses pouco anos atrás, ninguém esperaria que o ambiente virtual e a tecnologia relacionada e praticada pelo varejo se desenvolveria de forma massiva e extremamente rápida, devido ao cenário de pandemia.

Os ambientes virtuais se sedimentaram na vida das pessoas e navegar por um "não-lugar" era mais do que um luxo de ter a tecnologia em mãos: era e é uma necessidade.

Ao mesmo tempo, e acredito que não por coincidência, o Prof Ricardo Pastore concluía seu doutorado na área e se especializava ainda mais no que chamamos de Omnichannel, prestando consultoria nas várias formatações de negócios, ou seja, nos ambientes "figitais"(físico+digital).

Por isso, se fez a necessidade de representar essa mudança e acompanhar a mudança do mundo, rompendo com as representações de um logo de um cenário físico e concreto, horizontal, de cores primárias, assentado no piso de vendas. A necessidade agora era de deixar claro a atuação em espaços que a gente não vê...

 

O USO DA COR, FONTES E GRAFISMOS COMO ELEMENTOS


O logotipo apresentado abaixo, atualizado, ainda traz a letra "R" invertida. O RPR representa o nome: Ricardo Pastore Retail, que era a assinatura do logotipo anterior e continua a ser usado. Então, letra "R" é o símbolo de "Ruptura", ou seja, se inovação. Se anteriormente ele se fazia necessário, agora ele é primordial. No primeiro logotipo ele se desenhava a partir do código de barras, hoje ele se destaca e está solto, em evidência, para dar a devida importância aos conceitos inovativos e de ruptura que a tecnologia pode nos proporcionar. Essa é a força: a inovação, a novidade, a solução, a experiência.

As cores utilizadas neste logotipo estão de acordo com a percepção de tecnologia: o azul, em especial o tom mais escuro, representa o tom de luzes de led e também é muito utilizado no meio tecnológico: fintechs e redes sociais.


 

A primeira imagem é o redesign do logotipo, a segunda um estudo e a terceira o logotipo antigo.

O símbolo escolhido para compor o logotipo, depois da eleição de vários outros elementos, foi o QR Code. Ele é uma ferramenta de direcionamento essencial nos dias de hoje, onde através dele podemos acessar apps, sites, cardápios de restaurantes, efetuar pagamentos, etc....E este é o conceito da marca em questão: direcionar. O professor trabalha com consultoria e direciona seus clientes através de diversas áreas de conhecimento que possam ser aplicadas em seus negócios.

Depois de estudos de design, ao invés de utilizar o QR Code de forma usual, atrelando sua funcionalidade ao logotipo para que as informações sobre o professor fossem acessadas através do QR Code do seu próprio logo, percebi que seria muito mais forte e interessante desconstruir o QR Code. Desconstruir, romper, repensar...ações que tivemos que executar e continuamos executando para prover uma nova realidade para a humanidade e para o planeta. Neste caso, desconstruimos ideias para construir soluções.


 

Nessa desconstrução é possível desenhar a ideia de espacialidade. Os quadrados do QR Code desconstruídos, sendo de tamanhos e tons de azul diferentes trazem dimensionalidade ao desenho, e tanto o espaço físico como digital estão representados nesse jogo de perspectiva.

Logotipos são sínteses simbólicas, são signos, estampas, hieróglifos, são a mais refinada maneira de dizer algo analogicamente. Por isso eu os amo!


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