top of page

Flores gigantes em vitrines e decorações

A Primavera chegou! Vamos falar das flores gigantes, que viraram paixão nacional nos últimos anos e são muito usadas em vitrines e decorações.



A moda do gigantismo começou em 2018 no varejo internacional e as vitrines com flores gigantes trazem encanto em dobro.


Muito celebrada, principalmente no hemisfério norte, pois indica a volta de dias mais quentes e longos, a Primavera é uma estação incrível para você decorar sua vitrine e sua loja, fazendo uso so seu símbolo máximo: flores!

E quem não gosta de flores? Elas trazem informação de textura, volume, cor, e tamanhos diferentes; conferindo riqueza para vitrines e decorações, sejam elas de loja, festas ou eventos.


Mas dá para escolher qualquer flor? Como escolher flores gigantes para vitrines?


A escolha da flor certa vai sim fazer todas a diferença. Primeiro nós vamos começar a nossa análise pelo fator preço: quanto custam as flores gigantes?

A grande maioria desses adereços são feitos à mão, o que torna as flores gigantes por si só um produto mais caro. Outro fator para se atentar é o formato das flores gigantes: quanto mais pétalas, obviamente, mais caras. Quanto maiores, também, mais caras.


Fica mais barato fazer flores gigantes para vitrines usando papel ao invés de tecido?


Sim e não. É muito importante, ao fazer essa comparação de valor, comparar coisas muito iguais. A primeira impressão que temos é que as flores de papel serão mais baratas do que as flores de tecido. Muita gente me pergunta, muitos clientes pedem para eu orçar em ambos os materiais. Mas eu já explico o seguinte: para o mesmo modelo de flor no mesmo tamanho, não há diferença de valor.

Por exemplo, uma peônia gigante (como nas fotos abaixo, flores que desenvolvi para as vitrines da joalheria Maxior) o valor é quase o mesmo se feita em papel ou em tecido. Primeiro que a mão de obra para a confecção é a mesma. A estrutura, cola, acessórios, são os mesmos. A única diferença será a composição das pétalas: em tecido ou papel. E eu digo que não, o valor do papel não é mais barato que o valor do tecido. Obviamente que depende do tecido que o cliente deseja para a sua flor gigante: se for um tecido mais encorpado, linho, seda, ou outro tecido nobre, ficará mais caro. Porém, tecidos finos e translúcidos possuem o mesmo valor (ou mais barato) do que o papel. Além de que, existem diversos tipos de dobraduras em papel que podem compor as flores gigantes, e tornar a mão de obra com papel ainda mais cara.

Então, é super importante saber qual é o efeito esperado pelo cliente e qual a estética do projeto. A partir dessa informação é que será decidido o material, e não a partir da ideia de preço mais caro ou mais barato.


flores gigantes em tecido rosa para vitrine de loja
Flores gigantes para vitrine

flores gigantes em tecido rosa para decoração de ambiente
Essa sou eu, montando as flores gigantes que criamos e confeccionamos para as vitrines da joalheria Maxior

flores gigantes em tecido rosa para vitrines de loja e instagramáveis
Flores gigantes para vitrine
 

Vamos falar de tipo de flor gigante?


Atenção para não errar!


Mas como escolher a flor certa para sua vitrine ou décor? Primeiro você tem que colocar a flor no contexto da sua campanha ou da sua vitrine ou da sua decoração: vamos lembrar que existem diversas espécies e diversos significados para elas.


Se a campanha é de Verão, busque as espécies tropicais como Hibiscus, Flor do Paraíso, Orquídeas, Plumeria, Astromélia, Bromélias, Primavera, Protea, Helicônias...


Se for vitrine de Dia das Mães e Namorados prefira as Rosas, as Peônias, Lírios e mesmo as Orquídeas.


E para vitrines de Natal? É possível usar flores gigantes para essas vitrines? Sim! Procure utilizar as famosas "Bico de Papagaio" (Poinsétia) que existem na cor vermelha, mesclada e branca. Imagina só essas flores em tamanho gigante com detalhes dourados?! Ficaria lindo! Porém, é possível desenvolver em várias tonalidades, pois devemos lembrar que as vitrines são espaços imaginários, de sonho, onde tudo é possível. Até flores com neve, que não são uma realidade aqui no nosso país - e acho que em nenhum! - (assim como muitos outros elementos usados nas nevadas decorações e vitrines de Natal...).

 

Primavera e Verão têm flor!


É inegável que a riqueza das cores das flores encante e traga vida para qualquer produção. Especialmente flores gigantes em vitrines. Eu sou suspeita porque amo flores! Em muitas das minhas artes e trabalhos gráficos elas estão presentes....acho que representam tantas coisas, tanta vida, tanta beleza...

E temos que lembrar (o que minha ex-chefe e mentora um dia disse, não vou me esquecer nunca): “Gente, mulher gosta de coração, bolinha e flor”. E ponto. Receita de sucesso: para decoração, para vitrine, para estampas.

Flor é vida e amor.


E nada melhor do que a chegada da Primavera para embelezar a sua loja, a sua casa e o seu ambiente de trabalho com flores. E colocar flores gigantes nas vitrines para transmitir para o seu público: estamos felizes que está aqui! Flores transmitem receptividade, afeto, celebração, boas-vindas!

 

Vitrines e flores gigantes


Agora vamos revisitar as campanhas clássicas de vitrines com flores gigantes.


Presentes na maioria das marcas de luxo, as flores gigantes estiveram em várias de suas vitrines.

E em marcas famosas que não são do mercado de luxo também. A Anthropologie (que eu amo), marca norte americana super cool e que oferece um mix mega variado de produtos incríveis, apostou muitas vezes em flores gigantes nas suas vitrines. A marca também é conhecida pelas suas vitrines muito elaboradas e artísticas e pelo seu trabalho de visual merchandising criativo e impecável. Uma vitrine da Anthropologie é sempre um acontecimento. As pessoas param para tirar fotos e existe um movimento nas redes sociais sobre as suas vitrines, mas isso é assunto para outro blog.



A Chanel não poderia deixar de usar suas clássicas camélias nas suas campanhas, em tamanho aumentado.

Michael Kors também usou muitas flores gigantes em suas vitrines, assim como Stella McCartey, Louis Vuitton e Guerlain.

Para as marcas de cosméticos e perfumes, nada melhor do que flores para representar os aromas, como fez a inglesa Jo Malone.



Até mesmo a Apple se rendeu à trend das flores gigantes em vitrines para promover o Apple Watch, o que ilustra a soberania das flores:



 

Formatos, Cores e Texturas

Dica importante: atenção!


Como citado anteriormente, o que vai decidir no caso das flores gigantes para vitrines é o resultado esperado para a escolha do material, e não o valor do material em si, pois dependendo do projeto o valor final pode ficar muito parecido com papel ou tecido. Para resultados mais leves e translúcidos, é necessário trabalhar com tecido. E para uma infinidade de resultados, trabalhe com papel ou tecidos encorpados.

Existem diversos materiais para dar acabamento para essas flores gigantes, desde os mais simples aos mais requintados. Eu particularmente prefiro um resultado mais requintado e delicado, e por isso recorro a acessórios mais elegantes como as pérolas. A não ser que a temática seja mais naif (ingênua) eu recorreria a materiais mais corriqueiros.

Um fator importante é o movimento no desenho da composição das flores gigantes nas vitrines: deve ser orgânicos e atraente, como são as flores na Natureza. Não fazer um estudo de movimento e posicioná-las de forma rígida, sem cuidado, não vai dar à composição o movimento necessário que ajuda a encantar o observador. Cuidado!

As cores devem atender ao projeto e conforme já comentei, use sua imaginação, pois é possível ir além: trazer as cores originais das flores já é suficiente para um resultado incrível, pois elas são maravilhosas. Porém, é possível transformar suas cores em algo inusitado já que a vitrine é um espaço de sonhos. Olha que lindas essas vitrines da Gucci, onde foram utilizadas flores em 2D e 3D, e como as cores constrastam com o fundo:



 

Não colocou flores gigantes na sua vitrine ou no seu espaço instagramável ainda?


Com toda essa pesquisa e esse material, concluímos que sim: as flores são protagonistas da Primavera/Verão e são recorrentes, não tem erro! Trazem riqueza para qualquer composição e todo mundo adora.

Porém, percebemos que além de serem essas protagonistas de estações quentes e alegres, podem ser utilizadas em várias ocasiões e comunicar muito bem uma campanha, de modo atraente e memorável.

Se você ainda não fez sua vitrine com flores gigantes, não perca tempo: elas se encaixam em várias situações e não irão te decepcionar.

Faça conosco seu projeto de suas vitrines com flores gigantes. Ou de um ambiente instagramável, ou fotos para sua coleção ou qual for sua necessidade.

Nos envie um e-mail e vamos conversar como serão suas flores gigantes para sua próxima campanha.

Sucesso, boas vendas e encante seus clientes!

Conte conosco para isso. Entre em contato!


E para inspirar ainda mais conheça o evento anual de Primavera que acontece na Macy’s, em NYC. Procure saber mais, as ações e as vitrines são de outro mundo!


https://www.macys.com/s/flower-show/fit/

 
Mapa de fotos:
Introdução: foto 1 e 3: projeto Marina Lombardo Design / foto 2: Pinterest
Foto 1, 2 e 3: projeto Marina Lombardo Design
Trio de fotos da Anthropologie: Pinterest
Galeria de fotos das marcas de luxo: Pinterest
Galeria de fotos da Apple: Pinterest
Trio de fotos da Gucci: Pinterest
 




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page