top of page

Vitrines feitas com papel

Um material incrível que permite diversas soluções. Vitrines com decorações de papel como flores, estrelas, painéis e outros adereços impressionantes feitos com esse material maravilhoso.


As vitrines feitas em papel são uma solução criativa, sustentável e impactante para lojas e espaços comerciais. Nesse artigo, compartilho minha experiência com dezenas de projetos usando o papel como material principal, incluindo dicas práticas e reflexões sobre esse material tão versátil.



Eu e a palestra sobre as vitrines e visual merchandising de papel


Neste blog irei relatar minha experiência com projetos de vitrines feitas com papel, exposta numa palestra que ministrei na ABIGRAF


Minha experiência: da criação à palestra


Um convite muito especial me fez enxergar quantas vitrines que eu já havia executado com papel. Eu sabia que já havia usado este material muitas vezes, conhecia os desafios e as vantagens. Porém, eu nunca tinha parado para agrupar todos os projetos e ter consciência de quantas soluções já entreguei com ele! E quanto encantamento ele me proporcionou... assim como para meus clientes e os seus consumidores.


Como essa conversa sobre as vitrines de papel começou...


Falar exclusivamente sobre vitrines feitas com papel não era um tópico que passava pela minha cabeça. Até que, a convite da Gracia Martin, idealizadora do evento Print Paper, eu comecei a organizar meu material sobre essas vitrines.


O Print Paper é um evento que acontece duas vezes por ano e tem como parceiros a ABRIGRAF (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas) e a ABITEC (Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica) e a G Martin Comunicação e Marketing. Geralmente acontece na sede da ABRIGRAF em São Paulo, Capital.


Essa oportunidade me fez enxergar de fato quantos projetos já realizei com o papel como protagonista e quantas soluções para vitrine são possíveis, de diferentes formas.

A minha apresentação teve como tema "As Múltiplas Dimensões do Papel e seu uso em diferentes espaços comerciais". Então, como eu tinha um tema amplo para abordar em trinta minutos (que viraram mais de uma hora) fiz o recorte para falar sobre vitrines. Vitrines feitas com papel. Vitrines são espaços comerciais importantíssimos!



Elementos e flores gigantes decorativas em papel para vitrines



E qual o motivo para eu protagonizar o papel?


Tem sim, um apelo pessoal: eu adoro trabalhar com papel. É um material de manuseio prazeroso, que proporciona um processo limpo durante a execução e também um visual limpo e clean como resultado. Vitrines em papel são bastante impactantes. E geralmente são vitrines sofisticadas.

Esse é o meu motivo pessoal no que diz respeito à criação de projetos, arte, visual merchandising e vitrines com papel.


Muitas vezes, o cliente vem com o argumento de que "é mais barato, o projeto ficará mais barato...". Ou de que a produção será mais fácil. O que pode também trazer uma vantagem orçamentária.


Eu sempre digo para todos que encomendam e para quem quer trabalhar com papel que essa não é a linha de condução da conversa. Não é o fator "preço" pelo qual se escolhe o papel em projetos criativos e de construção de elementos decorativos para espaços.


Vitrine de Dias das Mães com painel de flores em papel

Nem sempre é mais barato e nem sempre é mais fácil...


Atenção!


Não devemos propor o uso de papel em vitrines, cenografia ou visual merchandising de modo a querer "sanar" alguma questão de projeto relacionada ao orçamento. Isto porque, serão criadas outras demandas em relação a este material. Até problemas poderão ser criados se não estiver clara a razão para o uso do papel.



Cenografia para vitrines em papel


O papel deve ser usado com propósito!


Existem muitos pontos a favor do uso do papel em projetos criativos para cenografia, visual merchandising e vitrines:


Sustentabilidade


Nos projetos apresentados, ninguém, nenhuma marca ou cliente (exceto a Expor Manequins) me demandou que a execução das vitrines e visual merchandising fosse em papel. Ninguém, fora eles, usou o argumento do papel trazer contemporaneidade, alinhado a outras aparições do papel no mundo das artes. Assim como o fato do papel ser um material sustentável durante seu ciclo de existência.

A massiva maioria das marcas e empresas se preocupam com sustentabilidade em relação aos seus produtos e embalagens, mas as ações de Marketing como vitrines e visual merchandising ainda não estão muito contempladas nessa preocupação.

E esta é uma área onde, como criativos, devemos nos preocupar bastante: essas ações, vitrines e visual merchandising não são perenes. Geralmente possuem duração curta e todo material é descartado depois. Isso gera muito resíduo, que se não for bem pensado, não poderá ser reciclado.


Originalidade


O que é mais ousado e original? Usar elementos de decoração prontos que estão à venda no mercado, ou criar esses elementos de modo exclusivo? Com certeza a segunda opção... E é este nosso foco ao atender nossos clientes. Eu sempre prezo pela criação original, de maneira a gerar exclusividade para os projetos. E o que seria mais original? Um arranjo feito com flores fake, de plástico, ou flores confeccionadas em papel? Com certeza, a segunda resposta.


Além do fato de que elementos criados com papel para vitrines serão uma leitura da realidade. Serão criações fantasiosas, o que confere originalidade ao projeto.


Criatividade


A minha percepção é que, automaticamente, projetos de vitrines feitas com papel são percebidos como criativos. O resultado se traduz em critividade, e é essa a percepção do público, pois fabricamos objetos e elementos decorativos que certamente não seriam executados em papel. Faz parte do processo.


Encantamento


Para mim, essa é a grande chave que faz abrir a porta de grandes possibilidades. Qualquer trabalho, projeto e cenário feito com papel, encanta! O público e os consumidores não esperam encontrar estruturas e objetos feitos com esse material que a princípio é tão ordinário e supostamente frágil. É muito satisfatório, quando criamos um cenário, decoração ou vitrine em papel, e todos perguntam: "Mas é papel?".

Sim, é papel!



Elementos decorativos em papel para vitrines criativas


Dicas sobre as vitrines de papel:


Para qualquer material e em qualquer projeto, temos prós e contras. Considere estudar os seguintes pontos quando decidir fazer um projeto de visual merchandising ou vitrine em papel:


  • Logística: as embalagens devem ser adequadas para transporte do material


  • Armazenamento: considere casar o recebimento do material de vitrine com a implementação da campanha: quanto menos a decoração de papel ficar estocada, menor o risco de danificar o material


  • Valor do projeto: não é porque é de papel, que será mais barato. Avalie qual a intenção, pois temos no mercado papéis mais caros do que tecido e outros materiais


  • Mão de obra especializada: trabalhar com papel é uma arte!


  • Prazo: por ser um material delicado, exige cuidado no manuseio, transporte e armazenamento. Além de estudo para busca de soluções.


Com os cuidados necessários sendo tomados ao longo do projeto, com certeza o desenvolvimento de vitrines com papel é um sucesso! Super indico o uso desse material tão comum e nobre e tão surpreendente.




Não fique de fora...

Dica importante: atenção!


Para projeto exclusivos, criativos e que fortalecem o branding de sua marca, entre em contato através da nossa página na aba Contato ou envie um e-mail para: contato@marinalombardo.com.br


ENVIAMOS MATERIAL PARA TODO O BRASIL

Será um prazer te atender!

Sucesso, boas vendas e encante seus clientes

Conte conosco para isso.


Saiba mais...


Fundada em 2008, Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos que divulga os atributos únicos, sustentáveis e atraentes do papel.


Mais um blog onde conto outra experiência com vitrines feitas com papel:


Mapa de fotos:
Introdução: galeria 1: palestra Marina Lombardo Design
Galeria 2: projeto Marina Lombardo Design
Foto 3: projeto Marina Lombardo Design
Galeria 4, 5 e 6: projeto Marina Lombardo Design




Comments


Todas as fotos do site são de projetos executados

 ©2014 - 2024 por Marina Lombardo

Nos siga nas redes:

  • Instagram Marina Lombardo Design
  • Facebook Marina Lombardo
  • Linkedin Marina Lombardo
  • Behance Marina Lombardo

Todos os direitos reservados

bottom of page