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Vitrines e manequins: o manequim além das roupas.

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Manequim é só para vitrine?

Faz alguns dias, postei no Instagram alguns projetos onde utilizei manequins fora dos seus contextos mais comuns: o de vestir e expor roupas. Desta forma, eu quis mostrar que vitrines e manequins não precisam obrigatoriamente estar juntos.

 

Então, com estes exemplos eu mostro que os manequins não precisam somente expor roupas. Ou estarem dentro de vitrines. Na primeira foto, com plumas cor de laranja e chapéu, o manequim está ambientado numa loja de produtos de decoração, descartáveis e produtos para festas. Ele representa o próprio folião, estava no meio da loja e chamou muito a atenção! As outras duas fotos são ambas de lojas de acessórios. A primeira ainda possuía 10% de roupa em seu mix, mas a segunda só vende sapato e bolsas. Então, para quê manequins?


VITRINES E MANEQUINS: LEVE O MANEQUIM TAMBÉM PARA DENTRO DA LOJA!


Existem várias formas de utilizá-los. E por que às vezes eu desconecto vitrines e manequins? Vou resumir aqui a minha percepção, mas se você quiser conversar mais, me escreva! Será um prazer :)

 

Pois bem, manequim é uma representação do corpo humano (e hoje temos muitos manequins representado a real diversidade dos corpos! Que bom! <3). Veja uma notícia curiosa clicando aqui.


Além da função de demonstrar o produto, tarefa que faz com grande competência, quando o manequim está em outro contexto ele representa o corpo humano, como eu disse anteriormente.

E tudo o que representa, “está no lugar de”. Representar é estar no lugar de algo.

Podemos pensar nas estátuas greco-romanas, e até mesmo nas mais antigas esculturas dos nossos ancestrais. Elas serviam para representar o humano. E se pesquisarmos mais, será possível perceber como a representação do corpo humano se modificava a cada época, adquirindo a estética vigente. Então, o corpo ideal de cada época, as poses que demonstravam atitudes, acessórios e roupas estavam ali representados nesses trabalhos artísticos. E como representar o corpo humano era e é importante!

Tem uma matéria muito interessante neste site cujo título é "What mannequins say about us" que numa próxima oportunidade irei traduzir para colocar e comentar aqui no blog ;-)

 

MAS E AS VITRINES?


As Histórias das vitrines e manequins caminham juntas. Podemos pensar nos bustos de moulage para a confecção de roupas, que surgiu entre 1900 e1920 e então esses bustos indo para as vitrines na época da Belle Epoque…Era mais fácil do cliente visualizar o produto! Pois ele estava em uma representação de um corpo humano.

Porém, história é assunto para outro blog! O que eu gostaria de destacar aqui é que as vitrines e manequins, como expositores de produtos, têm suas funções bem delineadas. Porém, com o avançar dos tempos, foram tomando novas formas, usando novos materiais, mostrando novas estéticas e nova representatividade. A vitrine, por exemplo, pode ser espaço aberto e Instagramável, ao invés de ser somente cenário de fantasia. E conforme a linguagem de exposição de produtos e da própria arquitetura e decoração comercial foram evoluindo, o manequim foi saindo da vitrine e adentrando outros espaços. E ajudando a vender outros produtos além das roupas.

 

Por isso, o manequim pode ser uma peça interessante para qualquer ambiente. Eu os uso em lojas que não são de roupa. São diversos os motivos pelo qual vitrines e manequins podem sim estar desconexos. Utilize-os dentro da loja, em cenários e para vender qualquer tipo de produto.


CONTEXTO ATUAL


Nos dias de hoje, leia-se anos 2020 e 2021, o manequim sai mesmo da vitrine para nos ajudar a trabalhar em meio ao caos da pandemia. Alguns estabelecimentos estão utilizando manequins para ocupar cadeiras e bancos e assim assegurar o distanciamento social. E você já pensou como o manequim pode entregar sua mensagem? Coloque-o dentro do contexto de um cenário ou ponto focal de venda para chamar a atenção!

 

Os manequins:

  • Servem para humanizar os espaços!

  • Agregam valor aos produtos vendidos.

  • Fazem com que o consumidor se enxergue na ação sugerida (representada pelo manequim).

  • Reproduzem uma cena, o que pode traz uma carga emocional para sua vitrine ou cenário (divertida, romântica, de ação, etc....).

  • Ensinam o consumidor a usar certo tipo de produto.

  • Chamam a atenção!

O fato é que, é tão importante representar um corpo, ou o indivíduo que irá utilizar o produto, que existe até manequim de cachorro e gato :-) Veja os manequins de bichinhos clicando aqui.

Então capricha na produção e na cenografia e cative seu cliente.



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