top of page

Vitrines de Papel: o poder deste material tão comum

Atualizado: 28 de mar. de 2021

Vitrines e papel podem ter um resultado surpreendente! Veja abaixo sobre o projeto que executei desde a concepção até as imagens para divulgação! ;)



VITRINES CRIATIVAS DE PAPEL


O papel foi o material responsável para que o trânsito de informações acontecesse de maneira mais fácil e rápida entre os povos na Antiguidade. Ele não foi o precursor desta experiência de registros, que aconteceu através da escrita cuneiforme nas pedras de argila da antiga civilização Suméria na Mesopotâmia.


Mas a invenção do papel foi tão maravilhosa que perdura até os dias atuais e se desdobra em diversos modos de uso. Isto acontece não tanto pela matéria-prima em si, mas pela função que ele desempenhava: por ele era veiculada a escrita e assim a sabedoria e o conhecimento, destinado a poucos.

Por isso, hoje em dia, de maneira figurada nos referimos à uma função, responsabilidade ou posição dentro de um contexto como “papel”. Qual o seu papel?

 

O PROJETO PAPER EXPERIENCE PARA A EXPOR MANEQUINS


O conceito das vitrines de papel da Expor Manequins é contemporâneo, com muitas peças abstratas. A escolha da cor branca no material e nos manequins diz respeito a este conceito. O projeto foi concebido pela designer Marina Lombardo e executado pelas artistas Verônica Jamkojian, Helena Kavano e Gislaine Umezu assim que a diretora de marketing da Expor Gisela Andrade passou o conceito. “Porém, ao elaborar o projeto foi necessário uma longa conversa com as artistas para entender o comportamento do papel, suas possibilidades e limitações”. Nos conta Marina, pois além do design a preocupação com a execução era grande.


Assim que as vitrines de papel e seus elementos foram definidos as artistas tiveram liberdade para elaborar o trabalho. Cada uma delas colocou sua assinatura naquilo que executaram. O resultado é maravilhoso, e as peças são bastante contemporâneas.

É incrível o que se pode confeccionar com papel. As vitrines de papel são um ótimo exemplo disto.

O próximo passo foi a instalação das vitrines de papel. Apesar de ser um material leve, a fixação dos elementos nestas vitrines de papel foi bem programada: depois de um elemento fixado por adesivo, é quase impossível voltar atrás! Temos que lembrar que papel rasga, amassa e em muitas situações não pode ser realocado.


Então, muitos elementos de papel foram pré-executados e finalizados no dia da montagem das vitrines.

Para uma loja de rua, onde as vitrines tomam sol, é importante lembrar que o uso do papel colorido pode ser limitado, pois ele irá desbotar. Porém, as vantagens do papel superam todas as suas desvantagens!


O meu papel dentro deste projeto foi valorizar esta matéria-prima, tão ordinária e tão nobre, através das mãos de três artistas cujo mote principal de suas carreiras é mostrar como o papel possibilita um universo repleto de soluções. Através dele escrevemos sem letras e de maneira poética, representando o mundo da Moda e do Design nos manequins e displays da Expor com a criação de peças de vestuário e acessórios. E é um projeto que me orgulho muito de compartilhar com vocês!! :)



 

Dicas:

Você pode ler mais sobre vitrines de papel no texto que escrevi para o blog da Expor Manequins. Clica aqui :)


E se você quiser saber tudo, tudo mesmo sobre papel, siga o Portal do Papel. É um projeto MARAVILHOSO que explica tudinho para nós, sobre papel, impressões, aplicação, arte.... Tem o Instagram e canal no Youtube também ;)





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page